Energia solar no brasil se torna uma arma poderosa para o sucesso dos negócios, há quase dois anos a maior rede de varejo de moda do Brasil inaugurou seu primeiro projeto de energia solar. Desde então, cerca de 4 mil painéis solares instalados em uma fazenda no interior do Rio de Janeiro geram energia para quatro unidades da rede, na capital fluminense. A instalação, erguida a 120 quilômetros do local de consumo, reduziu em 13% a conta de luz das unidades.
O projeto deu tão certo que a Renner buscou um empreendedor parceiro no início de 2020 para abastecer a loja Shopping João Pessoa, em Porto Alegre. A meta da Renner, fixada em 2018, é suprir 75% do consumo corporativo de energia solar no brasil a partir de fontes renováveis de baixa emissão, em relação ao consumo de 2017.
Empresas brasileiras buscam fontes renováveis de energia
O grupo Pão de Açúcar é outra rede que migra, paulatinamente, para fontes renováveis de energia. Segundo o relatório de sustentabilidade da empresa, em 2018, 204 unidades do multivarejo atuavam neste segmento, representando 62% do total de energia consumida nas unidades de negócio. A loja Assaí, inaugurada em 2018 em Jacarepaguá (RJ), foi a oitava da marca a utilizar energia solar. A unidade mais recente é equipada com 3 mil painéis fotovoltaicos, quantidade suficiente para reduzir em 50% a compra da distribuidora local.
A iniciativa das duas gigantes do varejo é resultado da popularização da energia solar no Brasil, iniciado em 2012. Desde então, empresas de varejo e serviços de todos os portes passaram a investir em energia limpa, barata e renovável. Hoje, outros segmentos, como academias de ginástica, igrejas e escolas passaram a investir em energia solar.
O presidente da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, afirma que o setor de comércio e serviços considera a energia elétrica como o segundo ou terceiro maior gasto operacional. “Conforme a energia solar no brasil solar vai se tornando mais competitiva, com diferentes modelos de negócios, os setores de comércio e de serviços passaram a investir mais”, diz. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entre 2014 e 2019, houve queda de 43% no preço médio dos painéis solares, o que provocou um recuo no tempo de retorno do capital aplicado, de 7 anos, em 2015, para 4,5 anos, agora.
Além do controle, a previsibilidade de custos é uma arma poderosa para o sucesso do negócio e a instalação de energia solar no brasil faz isso, pois deixa o negócio menos vulnerável aos aumentos de tarifa. Aliado a baterias, os sistemas fotovoltaicos são capazes de garantir fornecimento 100% do tempo, blindando a empresa contra interrupções de energia, assegurando que seu negócio não para por falta de luz.
*Artigo produzido com informações de O Estado de S.Paulo, FIERJ e ABSOLAR.
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